Teresina 162 anos

Iniciando no ano de 2013, quando a AMC foi responsável por criar a primeira campanha de aniversário da cidade durante a administração atual, nosso objetivo foi mostrar à população belezas de Teresina nunca exaltadas antes. As campanhas buscaram, assim, transformar a forma como a celebração da cidade repercute diretamente junto a seus habitantes. Em outras palavras, a AMC buscou reinventar a maneira como a própria cidade se vê.

Um dos pontos criados com esse intuito foi o Concurso Municipal de Fotografia “Fotografe Teresina”, que convida os habitantes a redescobrirem pontos da cidade utilizando a fotografia. Desde sua primeira edição, em 2013, o concurso é um sucesso de participação no Facebook e Instagram.

Após a ótima recepção do trabalho apresentado no ano anterior (que exaltava a gente de nossa cidade), a característica da inovação precisava ser mantida. Dentro desse pensamento, o maior objetivo da campanha de 162 anos se tornou o prestígio da própria cidade.

O objetivo foi mostrar como podemos contemplar Teresina como um lugar de destaque entre as grandes cidades do país, além de mostrar seu desenvolvimento e a vida que ela pode abraçar. Em resumo: deixar o Teresinense com orgulho da sua cidade.

Processo de criação:

Todo processo criativo da AMC é sempre coletivo e participativo. Todos da agência, juntamente com a produtora Framme, contribuíram para o resultado final. Após o atendimento junto ao cliente, alguns pontos de dúvida foram abordados. Como superar a campanha de 161 anos?

Depois de algumas reuniões, entre o briefing, planejamento e brainstorm, chegamos a uma conclusão: usarmos o jingle criado no ano anterior, com um novo arranjo e novas partes na letra. Assim, criamos uma referência e identidade musical para o cliente. Decidimos também mudar o conceito da campanha anterior, que se apoiava nas pessoas e o que elas faziam para melhorar a cidade.

Em 2014, mostramos o que a cidade faz para melhorar a sua vida. Com ajuda de novos equipamentos utilizados em cinema, podemos mostrar uma Teresina nunca vista antes: grande, moderna e viva – uma metrópole que cresce sem perder as suas tradições. A grande “sacada” foi mostrar uma nova Teresina por meio de situações comuns no decorrer do dia.

Muitos lugares da cidade foram prestigiados na campanha, entre pontos turísticos e históricos (teatros, praças, parques, escolas, pontes) já conhecidos e novos lugares (ruas, mercados populares, zona rural) que foram apresentados. Ao todo, passaram-se 45 dias entre o período de planejamento de toda a campanha e a execução do projeto.

Quanto ao jingle, os responsáveis pela letra são Pádua Carvalho, José Quaresma e Alexandre Mello. Já a equipe que ficou a cargo de compor a melodia e gravação foi José Quaresma e André Melo, do Jardim Elétrico. O intérprete é o músico Isaque Folha.

Um ponto crucial para o sucesso da campanha é a satisfação do cliente. No caso da música-tema, em específico, a peça criada foi assimilada de uma maneira muito boa, se tornando – aos poucos – um novo hino para a cidade. Com base na repercussão nas redes sociais, assim também podem ser vistos os VT’s, que acabaram virando uma espécie de portfólio para apresentar Teresina.

Neste caso, a grande satisfação para a AMC não foi, somente, ter deixado um cliente feliz, mas, sim, satisfazer a todos os teresinenses. Esses retribuíram carinhosamente, com uma aceitação que vimos poucas vezes em trabalhos anteriores. Isso tira o peso de ser um sucesso e faz valer a pena o esforço de um trabalho.

Campanha:
Teresina 162 anos. Esta é a minha cidade!

Ficha Técnica:
Atendimento: Alexandre Mello e Milena Bezerra
Criação: AMC Publicidade
Diretor de Criação: Ádan Augusto
Roteiro: Ádan Augusto e Chico Rasta
Direção de Arte: Paulo Braga
Arte-Finalista: Jorge Miqueias e Júlio Mello
Jingle: Pádua Carvalho, José Quaresma e Alexandre Mello
Gravação: Jardim Elétrico
Voz: Isaque Folha
Produtora: FRAMME
Diretor: Eduardo Crispim e Chico Rasta
Diretor Fotografia: Alexandre Rufino
Imagens: Alexandre Rufino, Cesar Vieira
Produção: Barbara Nepomuceno, Verônica Coelho, Mônica Mello, Luina Lira, Leandro Milu
Edição e Finalização: Eduardo Crispim, Pauliram Costa
Color Grading: José Quaresma
Suporte: César Piauilino, Lucas Dias, Wesley Ripardo, Alyssonn Karoll
Aprovação: Cláudia Brandão
Cliente: Prefeitura de Teresina