Diretor de Fotografia da AMC / Framme participa de curso no Rio

Fim de ano chegando e a temporada de cursos ainda está aberta. Nesta semana, nosso diretor de Fotografia Alexandre Rufino foi ao Rio de Janeiro para participar do curso “Operação de Steadicam”. O curso foi realizado pela Academia Internacional de Cinema e TV e aconteceu durante os dias 31 de novembro e 1º de dezembro, na sede da AICTV.
 
O curso abordou técnicas de equilíbrio e estabilização de imagens e foi ministrado por Lula Araújo. Como diretor de fotografia, operador de steadicam e cineasta, Lula trabalha há 35 anos com audiovisual, em musicais, novelas, seriados, documentários, jornalismo, comerciais, institucionais, longas e curtas-metragens.
 
Alguns dos participantes do curso fazem parte da equipe de produtoras e redes de TV, como a Globo e a Record. “O curso abordou diversas técnicas de como se locomover com o equipamento”, conta Alexandre Rufino, que fala ainda que “tivemos alguns exercícios fora da sede e pudemos aprender bastante”.
 
No vídeo a seguir, divulgado pela AICTV, podemos ver um trecho do exercício feito no curso. Operando o equipamento, vemos o aluno Alex da Silva. Quem gravou o vídeo foi nosso próprio steadiman Rufino.